segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tempo do Advento



A Igreja Católica deu início neste domingo, 28 de novembro, ao tempo litúrgico do Advento. Durante quatro semanas, a Igreja conduz os fiéis à meditação e preparação para a Festa do Natal de Jesus Cristo.

O Advento inicia um novo ano na Liturgia da Igreja. Nos quatro domingos que antecedem o Natal, as cores e símbolos da liturgia ajudam os fiéis a compreenderem o sentido do tempo litúrgico. As quatro velas da coroa do Advento são acendidas, uma a cada semana, e recordam a missão de Jesus.

O significado das Velas

A vela vermelha significa a fé que o Menino Jesus traz ao mundo. A branca simboliza a paz. Já as velas roxa e verde representam, respectivamente a alegria pelo nascimento de Jesus e a esperança trazida por Ele.



É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor

Nossa primeira palavra é para lembrar que o Advento não é tempo de penitência, mas de alegre expectativa de quem se prepara para acolher o Senhor. Isto está caracterizado pela cor litúrgica, pela ausência de flores nas celebrações e pelo uso moderado de instrumentos musicais. É o jeito como a Igreja se prepara para a 2a vinda de Jesus e a grande festa do Natal.
Como já sabemos, o Advento consta de quatro domingos, divididos em dois blocos. Nos dois primeiros domingos, a Liturgia volta-se para a preparação da 2a vinda de Jesus, no final dos tempos e nos dois últimos, enfoca a preparação próxima do Natal. Por isso, a celebração deste domingo faz memória da 2a vinda de Jesus Cristo, chamando nossa atenção para a vigilância e lembrando que caminhamos rumo à casa do Pai, onde a paz e a fraternidade serão realidades definitivas.
Advento é tempo de espera, tempo para colocar a vida no caminho do Senhor, que conduz todo homem e mulher à Morada do Altíssimo, o local onde Deus habita. Mas, para bem realizar este caminho é preciso encontrar-se com Jesus e fazer do Evangelho a luz que ilumina os passos da vida, especialmente os passos que dados no cotidiano, onde a simplicidade encontra-se com a graça divina.

Serginho Valle
Fonte: http://www.liturgia.pro.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário