terça-feira, 15 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI: " UMA PRESENÇA PARA SER RECONHECIDA"






Uma presença para ser reconhecida
Corpus Christi nos leva a reconhecer uma Presença. A celebração teve ínicio às 17:00 hs foi presidida pelo Pe.Jotaalas;após a celebração aconteceu a tradicional procissão de Corpus Christi, onde os fiéis acompanharam o Santíssimo Sacramento, saindo da Igreja Matriz, encerrando com a benção final no Santuário . Uma caminhada que tem tudo a ver com a experiência vivida pelos discípulos de Emaús. Dois apenas, cabisbaixos, desanimados, eles não perceberam de imediato a Presença daquele estrangeiro que se aproximara. E tudo lhes explicava sobre o Messias anunciado pelas Escrituras. Confusos, desanimados e abatidos pelo fim trágico do Mestre, eles escutam o estrangeiro que lhes devolve a esperança destruída pela tragédia do Calvário.

A estrada de Emaús é a estrada da vida. Tal como somos, nós a percorremos também. Mas, em Corpus Christi, caminhamos em procissão. Conosco caminha Jesus eucarístico – a Presença que nos anima. Uma Presença que salva no sinal prometido: o Pão da vida! Alguém que nos alimenta reparte conosco o Pão da Palavra que cria comunhão. Faz o dom de si ao entregar-nos no Pão a sua vida para a vida do mundo! É a Presença que nos alimenta, Jesus na Eucaristia.

Não somos muitos, os que caminham em procissão. Apenas dois eram os discípulos que rumavam a Emaús. Mas aos dois, Jesus se une para a refeição. À bênção da mesa, os olhos se abrem. Reconhecem, de imediato, no gesto de partir o pão que era o Mestre, Jesus de Nazaré. Ele está vivo!

Quem caminha em procissão se surpreende com a novidade singular da Presença. Experimenta as palavras da profecia: “Jamais eu haverei de abandoná-los; jamais deixarei de lhes fazer o bem” (cf. Is 42,16). Graças à Presença podemos contemplar o mistério, manter viva a memória da Páscoa, como rezarmos na liturgia: “Ó sagrado banquete no qual se recebe a Cristo, a alma enche-se de graça e nos é dado o penhor da vida eterna!”

Feliz quem, na estrada da vida, é capaz de caminhar em procissão, acolhendo a Presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário