terça-feira, 25 de setembro de 2012

SEMINÁRIO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2013


Regional Nordeste 3 promove seminário sobre a Campanha da Fraternidade de 2013


cfCampanha da Fraternidade de 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude” busca mobilizar a Igreja e os seguimentos da sociedade para se solidarizarem aos jovens e favorecer-lhes espaços, projetos e políticas públicas que possam auxiliá-los na organização de sua própria vida; a se compreenderem como força de transformação para os novos tempos; a desenvolverem seu potencial comunicativo pelas redes sociais em vista da ética e do bem comum; a assumirem seu papel específico na comunidade eclesial e no exercício do protagonismo que deles se espera nas comunidades e na construção de uma sociedade que proporcione vida a todos.
Para atingir os objetivos da Campanha da Fraternidade de 2013 -“Fraternidade Juventude” e dinamizar a Campanha da Evangelização, o Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), realizará um Seminário de formação e animação de Campanhas, para o qual esta convidando representantes das dioceses pertencentes ao Regional (sendo duas da equipe campanha, se tiver, e uma do setor jovem).
O seminário acontecerá nos dias 28 e 30 de setembro, no Patronato São José, em Salvador. A hospedagem será 165,00 reais, por pessoa. O Regional assumirá a hospedagem e alimentação de duas pessoas de cada diocese. As passagens ficam por conta das dioceses. A equipe de organização pede apenas para que os convidados não se esqueçam de trazer objetos de uso pessoal e animação, objetos que represente a juventude da sua diocese.
Para os jovens, pede ainda que levem retalhos de tecidos, onde deve conter escrito algum sonho dos jovens, que serão usados numa dinâmica. A equipe tentará disponibilizar o material de formação das equipes de campanhas, produzido pela CNBB.
“Esperamos a confirmação até 15 de setembro e a presença de cada um é muito importante para o conjunto da evangelização e animação juvenil”, completou Maria Inês, secretária executiva do Regional.
CNBB

domingo, 23 de setembro de 2012

NOVENÁRIO A SANTA TEREZINHA

TEMA: "Minha Vocação é o Amor"

1º Dia: 22/09/12 (sábado)
Sub-tema: Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade
Celebrante: Pe. Jotaalas
Liturgia: Conselho Pastoral da Comunidade Sta. Terezinha
Animação: Coral Pastoral Familiar
Convidados: Moradores do bairro da Caixa D'Água

2º Dia: 23/09/12 (domingo)
Sub-tema: Tudo está bem, quando só se busca a vontade de Jesus.
Celebrante: Ir. Sianne
Liturgia: Grupos de Rua
Animação: Fruto das Missões
Convidados: Moradores do bairro Alto da Chapada

3º Dia: 24/09/12 (segunda-feira)
Sub-tema: Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim
Celebrante: José Alberto
Liturgia: Catequese
Animação: Grupo Ágape
Convidados: Moradores da Serrinha, Abolição e Escola Yêda Barradas

4º Dia: 25/09/12 (terça-feira)
Sub-tema: O mais belos pensamentos nada são sem obras.
Celebrante: Robeilton
Liturgia: Pastoral do Batismo
Animação: Vocal Aliança
Convidados: Moradores do bairro da Rodoviária e Creche Tio Lauro

5º Dia: 26/09/12 (quarta-feira)
Sub-tema: A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus.
Celebrante: Neide
Liturgia: Pastoral do Dízimo
Animação: RCC
Convidados: Moradores da Rua Oldegar Alvin e Petti

6º Dia: 27/09/12 (quinta-feira)
Sub-tema: ...Compreendi que meu amor não se devia traduzir somente por palavras.
Celebrante: Pe. Jotaalas
Liturgia: Grupo São Francisco
Animação: Musical Divina Aliança
Convidados: Moradores da Rua Belarmino Rocha e Escola Turma da Mônica

7º Dia: 28/09/12 (sexta-feira)
Sub-tema: Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus.
Celebrante: Izaura
Liturgia: Pastoral da Criança
Animação: Grupos de Rua
Convidados: Rua Sta. Terezinha e suas travessas e Escola Faustiniano Lopes

8º Dia: 29/09/12 (sábado)
Sub-tema: É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus...
Celebrante: Joelson e Railda
Liturgia: Pastoral da Pessoa Idosa
Animação: Apostolado da Oração
Convidados: Moradores do Bairro Pedra Grande, Comunidade São Sebastião e Escola Vana Guimor

9º Dia: 30/09/12 (domingo)
Sub-tema: O Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor.
Celebrante: Zélia
Liturgia: Juventude
Animação: Juventude
Convidados: Todas as Terezinhas e os moradores da Rua Raimundo Costa

FESTA: 01/10/12 (segunda-feira)
Procissão: 18:00hs
Missa: 19:00hs - Pe. Jotaalas
Liturgia: Conselho da Comunidade
Animação: Nei, Laurita e Maristela 




sábado, 22 de setembro de 2012

SETEMBRO:



“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.
A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos… Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.
Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria… Para todas as realidades encontramos textos apropriados.
Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.
Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!
Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:
1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;
2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos…;
3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);
4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;
5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;
6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;
7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida. Viver a Palavra!
Fonte: Portal COT

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO PADRE JOTAALAS


No dia 5 de Setembro celebramos, com muita alegria o aniversário de nosso pároco, Pe. Jotaalas. Para a nossa comunidade foi um momento muito especial, afinal temos a grata alegria e satisfação de conviver com ele já a algum tempo e percebemos seu jeito simples e carinhoso de lidar com as pessoas. Seu jeito bonito de ser bom pastor de nossas almas a exemplo de Jesus Cristo.
Nossa comunidade festejou esse momento com a Celebração da Santa Missa e, em seguida, uma confraternização homenageando o nosso pároco!

PARABÉNS PE. JOTAALAS!
QUE O SENHOR JESUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO E DANDO-NOS A ALEGRIA DE TER CONOSCO SUA PRESENÇA AMIGA E AGRADÁVEL.












Dançando Cristoteca...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO AO PADRE JOTAALAS




Padre Jotaalas...

A vida possui inúmeras caminhos a serem  percorridos e desvendados por aqueles que necessitam de uma companhia agradável  para compartilhar, Deus é a companhia agradável, e também a mais certa.

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadora, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas forma de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos de plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe...

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu seu coração para iniciar a reforma.
Que a conquista de seus sonhos e ideias sejam constantes e que Deus transforme cada um de seus momentos. em instantes mágicos e inesquecíveis.

Aniversário é uma data para ser comemorada com muita alegria e emoção, por todos que tem o grande prazer de conviver e compartilhar cada dia com alguém tão importante como o Sr. Padre Jotaalas.
Que Nossa Senhora da Graça derrame sobre ti benção nesse dia tão Especial.

FELIZ ANIVERSÁRIO.

São os votos de todos seus paroquianos.