quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NOVENÁRIO A NOSSA SENHORA DA GRAÇA


O Ministério de Música Nossa Senhora da Graça, Comissão encarregada da festa de Nossa Senhora da Graça 2012, tem o prazer de convidar Você e toda a Comunidade para prestigiar e participar do Novenário e Festa, que acontecerão no período de 30 de agosto a 08 de setembro, às 19:00h, na Igreja Matriz desta Paróquia, com o tema geral:

Fé: DOM DE DEUS.
" Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração". (Lc. 12,34)

Desde já, agradecemos a vossa prestimosa participação.

PROGRAMAÇÃO DO NOVENÁRIO

Quinta-feira: Dia 30/08/12 - Abertura
Sub-tema: Fé: encontro com o Deus vivo.
Celebrante: Pe. Carlos Alberto / Lapão
Liturgia: Ministros
Animação: RCC
Homenageados: Arquildo Novais e Diva Rosendo; Aldiran Silva e Alberto Oliveira; Ilma Grassi, Gildete Aquino; Carmelita Miranda; Nildete Rocha; Celina Santos; Edelita Alves; Elita Alves; Paulo Gabriel; Deográcia Valois; Neuza Oliveira Araújo; Adelino Maia; Maria José Ferreira; Neuza Oliveira Pires; Motoristas; Moto-taxistas; Escolas: Elizabeth V.Gama, Édila Costa, Rosa Barreto, Chave do Saber; Colégio Estadual Jubilino Cunegundes; Garis; Bairro da Rodoviaria; Comunidades; Flores; Mônica; Santa Mônica; Maxixe; Icó; Brejões; Tamboril e Peões.

Sexta-feira: Dia 31/08/12
Sub-tema:Fé: comunhão com Deus
Celebrante: Pe. José Cordeiro / Irecê
Liturgia: Pastoral Familiar
Animação: Grupo Ágape
Homenageados: Durvalina Rosa Alves e José Nery Santiago; Gonçalo José dos Santos e Donizete dos Santos; Maria Conceição Queiroz e Benvindo José; Edelice Oliveira; Normeide Rocha; Celeste Pinheiro; Nivea Martins Leal; Escola Dr. Reinaldo Moreira; Prefeitura Municipal; Secretarias Municipais; Câmara Municipal; Conselho Tutelar; Hospitais: São Francisco de Assis e São Vicente de Paulo; Postos de Saúde; Agentes de Saúde; Agentes de Saúde; Clinicas Médicos; Dentistas e Palmeira; Cercado; Tareco; São Rafael.

Sábado: Dia 01/08/12
Sub-tema: Fé: tesouro da alma
Celebrante: Pe. Marcos Aurélio / Ibipeba
Liturgia: Catequese
Animação: Glaúber Gomes
Homenageados: Gildenir Rocha e Eduardo Souto; Lana Kelly e Ascley Bispo; Luciano Maia e Claudiana Souza Rocha; Gildete Rocha; Mª das Graças Rocha; Anita Marques; Mª do Socorro Oliveira; Samara Valois; Maria Ferreira Santos; Geni Vasconcelos; Alvanira Oliveira; Leonor Bagano; Eurides Marques; Colégio Nossa Senhora da Graça; Escola Álvaro Cohim; Creches; Tia Lilia e Tio Lauro; PETI; CAPNE; Bairro Pchola; Comuniades; Malhada da Areia, Alívio; Boa Visita; Lagoa do Cazuza; Velame; Espinheiro I e II.

Domingo: Dia 02/09/12
Sub-tema: Fé: nascimento para a vida nova
Celebrante: Pe. Manoel Martins/ Lapão
Liturgia: CPP
Animação: Ministério Jovem
Homenageados:  Ivanilson Ferreira e Lucineia Oliveira; Ivanilde Lopes e Evaldo Barbosa; Tereza Cristina e Lenivaldo Barreto; Arionete Rocha; Antonita Figueredo; José Gabriel de Oliveira; Marina Valois; Daiane Oliveira; Nanci Rocha; Araci Gomes; Berenice Rocha; Valdelice Anjos Santos; Policiais: Rodoviária, Civil e Militar; Gráficas; Hotéis e Pousadas; Escolas: Turma da Mônica, Senhor dos Passos e Coronel Dias Coelho; Comunidades: Duas Barras, Pedra Branca, Lagoa da Serra, Boca da Mata, Pau Preto, Lagoa Nova, Destoque, Santa Úrsula.

Segunda-feira: Dia 03/09/12
Sub-tema: Fé: alicerce da família
Celebrante: Pe. Clécion Ramada / América Dourada
Liturgia: Movimento Mãe Rainha
Animação: Anadir e Convidados
Homenageados: Lana Shirley e Reinaldo Mendes; José Valério e Lucinete Rocha; Elvira Monteiro e Silas Monteiro; Márcia e José Mário de Oliveira; Marivalda Brito; Luiza dos Santos Barros; Cicera do Espírito Santo; Elizabete do Carmo; Dionísio Gonçalves; Marilene Figueredo; Carmelita Menezes; Honorina Rocha; Benedita Coutinho; Eunice Dourado; Francisca Silva; Gabriela Cardoso; Erundina Moreira Nunes, Comerciantes e Comerciários; Carpinteiros; Costureiras; Açougueiros; Feirantes; Pedreiros; Mecânicos; Filarmônica Lira Morrense; CREAS; CRAS; CAPS; PAT; Comunidades: Barra I, Barra II, Fedegosos, Dias Coelho, Rosa Benta, Beira do Rio, Cachoeira Domingos Lopes, Cercadinho, Quartoze, Grotão, Mira Serra.

Terça-feira: Dia 04/09/12
Sub-tema: Fé: prática da justiça
Celebrante: Pe. Gildoneto / João Dourado
Liturgia: Pastoral do Dízimo
Animação: Grupo Vocal Aliança
Homenageados: Tercília de O. Souza e Juvencio D. Souza; Abílio Laurindo e Amália Rodrigues; Maurício e Elencie; Aurora Freitas; Marilene Freitas; Nelcy Maia; Terezinha Gomes; Ruth Mª Almeida; Amélia Barbosa; Lourdes Souza; Osvaldina P. Silva; Alda Souza; Colégio Teotônio Marques Dourado Filho; UNIP; Fórum; INSS; Correios e Telégrafos; Funcionários públicos; Rádio Diamantina FM; Bairro Caixa D'Água; Comunidades: Angelim, Ponta D'Água, Santa Cruz. Ventura, Capão do Pinho.

Quarta-feira: Dia 05/09/12  (Aniversário Pe. Jotaalas)
Sub-tema: Fé: sua dimensão política
Celebrante: Pe. Francisco José / Mulungu do Morro
Liturgia: Terço dos Homens
Animação: Grupo Fruto das Missões
Homenageados: Lucian Andrade e Keila Rocha; Adelmir Oliveira e Adinalva Gonçalves; Adenilde Pereira Souza; Maria das Dores Anjos; Lindenice Lemos; Helena Lemos; Sebastiana Alves; Ana Priscila Lima; Ninfa Maria de Jesus; Rosa Gabriel de Oliveira; Escolas: CEJA, Ieda Barradas, Faustiniano Lopes; Correio do Sertão; Sindicatos e Associações; Contadores; EBDA; ADAB; Maçonaria; Bairro Alto da Chapada; Comunidades: ACAFAM, Boa Esperança, Lagoinha, Buração, Riacho Fundo.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

SEMANA DA FAMÍLIA

SEMANA DA FAMÍLIA 2012: reflexão sobre a família, o trabalho e a festa. 


De 12 a 18 de agosto, a Igreja irá celebrar o principal pilar de nossa sociedade: A FAMÍLIA. com tema "A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA", a Semana da Família 2012 irá mobilizar o Brasil inteiro para refletir profundamente sobre os principais desafios vividos pelas familias.

Segundo o Papa Bento XVI, este ano, em especial, o tema convidará as pessoas a "repensar o trabalho e a festa na perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem inserida na sociedade e na Igreja".

A Semana Nacional da Família irá motivar, assim, momentos, encontros e celebrações com o desejo de despertar nas pessoas de boa vontade o valor único e próprio da família.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O PAI E A FAMÍLIA


Neste domingo celebramos o Dia dos Pais! Dentro da comunidade família, o pai é chamado a viver o seu dom. Os pais são planos de Deus para a família. Esta comemoração, que veio através da sociedade civil, nos ajuda a valorizar no âmbito religioso a vida familiar. Apesar da exploração comercial deste dia, a Igreja no Brasil, neste mês vocacional, recorda a vocação à vida em família. Por isso mesmo começamos a viver também nesse dia a Semana Nacional da Família.
Hoje, ultrapassamos a ideia do chamado pai provedor, enquanto ele é capaz de trabalhar, até arduamente, para abrigar sua família, colocar comida na mesa e pagar as contas no final do mês. A paternidade começa no compromisso de vida do marido para com sua esposa, baseando-se no amor desinteressado e generoso.
Os filhos e filhas devem reconhecer no pai a presença do amor, da escuta e do apoio oportuno para o seu crescimento, para se tornarem pessoas com conhecimento dos seus direitos e responsabilidades; o apoio para alcançar a auto-estima, a autêntica autonomia e independência e também para compartilhar e celebrar os seus sucessos, e dar conforto quando confrontado com o fracasso.
O que conta para o cristão é a forma como o Pai orienta seus filhos para Jesus Cristo, e qual o papel de modelo de fidelidade de valores ele realmente quer apresentar no seio de sua família.
Neste sentido, o pai é chamado a assegurar o desenvolvimento harmonioso e de união entre todos os membros da sua família. Deve partilhar com a esposa a formação dos filhos.
Podemos afirmar que a paternidade é própria de uma verdadeira espiritualidade da família. Deus é a fonte da vida e do amor em que a família vive no mundo de hoje. O saudoso Papa Paulo VI já nos recordava na Encíclica Humanae Vitaeque o casamento “não é efeito do acaso ou do produto da evolução de forças naturais inconscientes: é uma instituição sapiente do Criador para realizar na humanidade o seu desígnio de amor (HV 8).
Daí que, na missão de pai, este é convidado a frutificar e ter a vida ao máximo, exercendo sua função específica biológica e psicológica no contexto da família.
Poderíamos dizer que a missão do Pai é uma vocação, em última instância, do próprio matrimônio. Este significa, antes de tudo, a união de uma pessoa com todos os seus valores e tudo o que deve representar a medida de sua própria dignidade. Todo homem e toda mulher deve doar-se mutuamente em dom sincero de si, através das expressões de sua masculinidade e de feminilidade, o que transpassará certamente para o seu relacionamento com os filhos que virão de sua união.
A família é sempre desafiada com variados problemas urgentes, que são, na verdade, provocados pelas tendências de sua secularização.
Neste contexto, surge o conceito de Pai como serviço no amor. Novamente nos adverte Paulo VI: “na tarefa de transmitir a vida, os pais não são livres para procederem à vontade, como se pudessem determinar, de forma totalmente autônoma, as vias honestas a seguir, mas devem conformar a sua atividade de acordo com a intenção criadora de Deus, expressa na própria natureza do matrimônio e de seus atos”.
A criança não pode exercer certas fases de sua maturidade psicológica sem a ajuda paterna, que a ajude a ousar e a enfrentar as adversidades da vida. O pai educa principalmente pela sua conduta pessoal, que consigo também carrega os seus variados aspectos da masculinidade do ser humano. Os filhos e filhas olham para a figura paterna muito mais do que apenas como uma extensão de seus conhecimentos limitados. Olham para seus gestos, suas expressões e para o seu testemunho. Procuram neste um valor e um sentido de suas vidas, que encontrarão, certamente, na realidade das coisas, na vida que se apresentará diante deles, um dia.
Em suma, a paternidade é um “link” para as consciências dos filhos, que os orienta na condução moral e nos princípios éticos de suas existências.
Roguemos, hoje, a São José, como modelo de pai que abraçou por inteiro as suas responsabilidades, ressaltando a sua firmeza e sua perseverança, confiando sempre em Deus e no seu plano. Quantos pais estão diante das frustrações da procura por emprego, ou de desejo de dar o melhor pela sua família, sem poder fazê-lo!
São Bento, grande mestre da espiritualidade, diz que o abade de um mosteiro tem que mostrar a atitude dura de um mestre e a ternura de um pai. O mesmo deveria se aplicar aos pais de família. Devem ser tanto carinhosos com seus filhos, enquanto agem com firmeza em sua educação.
Que a Semana Nacional da Família, ecoando o tema do Encontro Mundial das Famílias com o Papa, neste ano, em Milão, “A família, o trabalho e a festa” nos ajude a apresentar a beleza da vida em família cristã que procura ouvir a voz de Deus e colocar em prática a Sua Palavra.
Eis um belo momento de apresentar ao mundo a importância e a necessidade das famílias cristãs e a proposta de sua presença na sociedade!
† Orani João Tempesta, O. Cist.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

04 DE AGOSTO DIA DO PADRE

Ser padre é aceitar e entregar-se a Jesus e a um grande desafio de ser seu representante perante os homens. somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar seus filhos como somente um pai pode fazer.

Não é missão fácil, pois o padre acima de tudo é ser humano, sujeito a tentações, fraquezas e que também erra.

Padre Jotaalas, nosso querido pároco.
Que este dia em sua homenagem seja um dia de festa, agradecimento e reconhecimento sincero, pois ter você em nossa paróquia é benção de Deus e sinal de sua presença viva ente nós.

Em nome da paróquia, desejamos muitas felicidades a todos os padres da Diocese de Irecê. Que Deus os abençoe e guarde, hoje e sempre.