terça-feira, 31 de maio de 2011
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO E SÃO BENEDITO 2011
A Pastoral do Batismo, a Pastoral do Dízimo e a Pastoral Familiar, Comissão encarregada das Festas do Divino espírito Santo e São Benedito 2011, têm o prazer de convidar você e toda comunidade para prestigiar e participar do Novenário e Festas, que acontecerão no período de 03 a 13 de junho, às 19:30h, na Igreja Matriz desta Paróquia, com tema geral: "Com os dons do Espírito Santo e as virtudes de São Benedito, colocar-se a serviço da vida no Planeta".
Desde já, agradecemos a vossa prestimosa participação.
PROGRAMAÇÃO DO NOVENÁRIO
Sexta-feira: Dia 03/06/11 - Abertura
Sub-tema: Criação: manifestação do amor providente de Deus. (DA 125-470)
Celebrante: Pe. Jessé de Deus Vasconcelos / Presidente Dutra
Liturgia: Catequese Animação: RCC
Convidados: Motoristas, Moto-taxistas, escolas: Elizabeth V. Gama, Édila Costa, Rosa Barreto, Chave do Saber, Colégio estadual Jubilino Cunegundes, Rádio Brilhante FM, Garis, Bairro da Rodoviária.
Comunidades: Flores, Mônica, Santa Mônica, Maxixe, Icó, Brejões, Tamboril e Peões.
Padrinhos: Reinaldo e Lana Shirley Pereira, Adelmir e Adinalva Oliveira, Arionete Rocha, Aurora Freitas, Ruth Mª Almeida, Nildete Rocha.
Sábado: Dia 04/06/11
Sub-tema: Jesus a serviço da vida plena para todos. (DA 353-358)
Celebrante: Pe. Érito Andrade / Barra do Mendes
Liturgia: Vicentinos Animação: Vocal Aliança
Convidados: Pedreiros, Mecânicos, Carpinteiros, Feirantes, costureiras, Açougueiros e Comerciários, Filermônica Lira Morrense.
Comunidades: Barreira, Palmeira, Cercado, Tareco, São Rafael, Alecrim.
Padrinhos: Elizaldo e Joelza Gomes, Hermes e Benilde Guimarães, Irmã Santa, Irmã Miranda, Irmã Luiza, Marieta Oliveira.
Domingo: Dia 05/06/11
Sub-tema: A maior benção de Deus para o mundo é o ser humano consciente do amor a Deus, aos irmãos e à natureza.
Celebrante: Pe. Pedro Leal
Liturgia: Apostolado da Oração Animação: Divina Misericórdia
Convidados: FTC, UNIP, Fórum, INSS, COOPAF, Correios e Telégrafos, Funcionários públicos, Gráficas, Hotéis e Pousadas, Bairro caixa D`Água.
Comunidades: Malhada da Areia, Alívio, Boa vista, Lagoa do Cazuza, Velame, Espinheiro I e II.
Padrinhos: Ernando e Maria José Mirante, Demócrito e Elizabeth Freitas, Alexandre Alex e Iraneide Marques, Terezinha Garofani, Macionília Mendes, Risoleta Ribeiro, Marilene Bastos, Maria das Graças Dourado, Elza Sampaio.
Segunda-feira: Dia 06/06/11
Sub-tema: Família: berço da vida, escola da fé (DA 114-302,432)
Celebrante: Pe. clécion Gomes Ramada / América Dourada
Liturgia: Pastoral da Pessoa Idosa Animação: Grupo Renascer
Convidados: Polícias: Rodoviária, Civil e Militar, Escolas: Coronel Dias Coelho, Professor Antônio Gabriel, Senhor dos Passos.
Comunidades: Duas Barras, Pedra Branca, Lagoa da Serra, Boca da Mata, Pau Preto, Lagoa Nova, Destoque, santa Úrsula.
Padrinhos: Leandro e Leane Souza, Luciano e Claudiana Rocha, Norma Santana, Ednalva Mª de Lourdes Silva, Edinaide Dias.
Terça-feira: Dia 07/06/11
Sub-tema: O pecado da ganância leva o ser humano a destruir a natureza.
Celebrante: Pe. Jackson Jáder / Irecê
Liturgia: Ministros Animação: Pastoral da Juventude
Convidados: Escolas: Dr. Reinaldo Moreira, ABC, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, Hospitais: São Francisco de Assis e São Vicente de Paulo, Postos de Saúde, Agentes de Saúde, Dentistas e Cirurgiões-dentistas, Clínicas Médicas, Bairro da Pedra Grande.
Comunidades: Fedegosos, Dias Coelho, Rosa Benta, Beira do Rio, Cachoeira Domingos Lopes, Cercadinho, Quatroze, Grotão, Mira Serra.
Padrinhos: Cleová e fabiana Barreto, Silas e Elvira Monteiro, Paulo e sebastiana Pinheiro, Almira Rosa, Mª Bernadete Rocha, Núbia Rocha, Deuraci Santana.
Quarta-feira: Dia 08/06/11
Sub-tema: A criação geme em dores de parto. (Rm 8,22)
Celebrante: Pe. José Cordeiro / Central
Liturgia: Divina Misericórdia Animação: Grupo Ágape
Convidados: Colégio Nossa Senhora da Graça, Escola Álvaro Cohim, Creches: Tia Lilia e Tio Lauro, PETI, CAPNE, Bairro Pachola.
Comunidades: Angelim, Ponta D`Água, Santa Cruz, Ventura, Capão do Pinho.
Padrinhos: Jsé e Marivalda Oliveira, Rildo Ney e Rita Oliveira, Normeide Rocha, Vera Lúcia Marques, Geni Guimarães, Maria Sena.
Quinta-feira: Dia 09/06/11
Sub-tema: Maria, ensina-nos a gerar vida em nossos corações.
Celebrante: Pe. Valeriano / São Gabriel
Liturgia: Grupos de Rua Animação: Fruto das Missões
Convidados: Escolas: CEJA, Ieda Barradas, Faustiniano Lopes, ADAB, Teotônio M. Dourado Filho, Correio do Sertão, Sindicatos e Associações, Contadores, EBDA, Maçonaria, Bairro Alto da Chapada.
Comunidades: ACAFAM, Lagoinha, Buração, Boa Esperança, Riacho fundo.
Padrinhos: Abidias e Tiaki Misuki, Nourivaldo e Maria Souza Figueredo, Célia Vasconcelos, Edna Marques, Nair Feitosa, Iza Figueredo.
Sexta-feira: Dia 10/06/11
Sub-tema: Ser humano: sua relação com o mundo e com Deus. (DA 44)
Celebrante: Pe. Cláudio / Irecê
Liturgia: Pastoral da Juventude Animação: Apostolado da Oração
Convidados: Escolas: Arco-Íris, Adalberto Pereira e Turma da Mônica, Coelba, Embasa, IBGE, Rádio Diamantina FM, Bairro da Capelinha, Escola Regina Célia.
Comunidades: Umburaninha, Achado de Yá, Olhos D`Água do Facundes, Camirim, Monte Azul, Vermelho.
Padrinhos: Sávio e Cláudia Oliveira, Elder e Élida Rocha, Mª de Lourdes Alexandrina, Odelita O. da Silva, Rita de Cássia da Silva, Ivanilde P. da Silva.
Sábado: Dia 11/06/11
Sub-tema: Igreja, comunidade de amor, a serviço da realização do novo céu e nova terra.
Celebrante: Pe. Jotaalas Cirilo Gomes / Morro do Chapéu
Liturgia: CPP Animação: Laurita e Gilsélia
Convidados: Bancos: do Bradesco, do Brasil, do Nordeste, DERBA, Professores e Aposentados, Bairros do Centro, Filarmônica Minerva.
Comunidades: Barra I e II, Ouricuri I e II, Queimada Nova, Veredinha, Gruta dos Brejões e Jacarezinho.
Padrinhos: Josemar e Mariana Reis, Robson e Eliene Pereira, Madalena Barbosa, Mª Augusta do Espírito Santo, Eliana Feitosa, Mª Izabel da Silva.
Obs: Dia 11/06 (Sábado), às 16:00h - Esmolas do Divino
DIA: 12/06/11 FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
05:00h - Alvorada
10:00h - Missa Solene
Celebrante: D. Tommaso
Animação: RCC
16:00h - Esmolas de São Benedito
19:30 - Leilões
DIA: 13/06/11 FESTA DE SÃO BENEDITO
05:00h - Alvorada
10:00h - Missa Solene
Celebrante: Pe. Jotaalas
Animação: Pastoral Familiar
16:00h - Procissão
19:30h - Leilões
I ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS
Dia 29 deste, ultimo domingo, aconteceu em Morro do Chapéu a primeira romaria do Terço dos Homens da Diocese de Irecê, ao Santuário Nossa Senhora da Graça, com a participação aproximadamente 200 homens.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
sexta-feira, 20 de maio de 2011
IRMÃ DULCE - ANJO BOM DA BAHIA
Irmã Dulce nasceu em Salvador, no dia 26 de maio de 1914. Seu nome de batismo é Maria Rita Lopes Pontes, filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Quando criança rezava muito e pedia sinais a Santo Antônio se deveria seguir a vida religiosa.
Em 1927, Ela se manifesta, pela primeira vez, a vontade de entrar para o convento. Desde os treze anos ajudando mendigos, enfermos e desvalidos. Até que aos 18 anos seu pai aceitou a idéia de sua filha tornar-se freira.
Em 1932, recebe o diploma de professora, pela Escola Normal da Bahia. Um ano mais tarde ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição das Mães de Deus, do Convento de São Cristóvão, em Sergipe.
Em 15 de agosto de 1934, faz os votos de profissão de fé religiosa. Em homenagem a sua mãe recebe o nome de Irmã Dulce. Após tornar-se freira, é enviada novamente a Salvador, para trabalhar como enfermeira voluntária no Sanatório Espanhol por 3 meses.
Irmã Dulce abrigava as pessoas doentes em casas arrombadas, ela também transformou o galinheiro de um convento num albergue para pobres.
A Associação Obras Sociais Irmã Dulce foi fundada em 26 de maio de 1959, e instalada em 15 de agosto de 1959, data em que a Irmã Dulce recebeu o estatuto de fundação, de caráter filantrópico, e elaborado pelo seu pai.
Em 1980, Irmã Dulce tem o seu primeiro encontro com o Papa João Paulo II. Fundou o Círculo Operário da Bahia, que além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas. Quase não comia e não dormia. Os sacrifícios resultavam felicidade. Queria morrer junto aos pobres.
Faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, depois de passar 16 meses internada. Desde então a sua obra passou a ser dirigida pela sua sobrinha, Maria Rita Lopes Pontes.
BEATIFICAÇÃO IRMÃ DULCE
A Igreja Católica na Bahia se prepara para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, marcada para o próximo domingo dia 22 de maio, em Salvador.
Entre as atrações para o dia da cerimônia de beatificação, está a exibição de um espetáculo que contará a trajetória de vida de Irmã Dulce, também chamada de "o Anjo Bom do Brasil". À frente da apresentação artística, que reunirá dança, música e teatro, estarão 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID localizado no município de Simões Filho.
Após a apresentação, terá início às 17h, a celebração canônica com uma Missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.
O acesso à Solenidade será feita por ingressos que devem ser retirados, gratuitamente, nas paróquias, na sede das Obras Sociais e na Rádio Excelsior, em período a ser divulgado na mídia.
As caravanas do interior e outros estados devem entrar em contato com a central de atendimento, para devidas orientações. A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, através do telefone 0800-284-52-84 e do e-mail: cerimonial@irmadulce.org.br.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
RAYMUNDO DAMASCENO É ESCOLHIDO NOVO PRESIDENTE CNBB
Arcebispo de Aparecida é eleito presidente da CNBB
O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito na noite desta segunda-feira (9) para presidir a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nos próximos quatro anos.
Natural de Capela Nova (MG), ele foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos (71% dos votos válidos).
O cardeal de São Paulo, d. Odilo Pedro Scherer, ficou em segundo lugar, com 75 votos. A partir de amanhã serão eleitos também o vice-presidente, secretário-geral e os presidentes das 12 comissões pastorais da CNBB.
A eleição do novo presidente foi realizada durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, que começou na última quarta-feira (4) e vai até sexta-feira (13).
No primeiro escrutínio, dom Raymundo havia obtido 161 votos contra 91 de d. Odilo. Por não ter alcançado dois terços dos votos, houve a necessidade do segundo escrutínio. Damasceno substitui o arcebispo de Mariana (MG), d. Geraldo Lyrio Rocha, que ficou por quatro anos no cargo e decidiu não tentar a reeleição.
Damasceno era considerado um dos favoritos para assumir a presidência da CNBB por causa, principalmente, do seu perfil conciliador e do prestígio que obteve após a visita do papa Bento 16 ao santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 2007.
O novo presidente da CNBB é tido também como uma pessoa próxima ao papa e de fácil diálogo com setores da sociedade civil organizada e o governo.
Durante as eleições do ano passado, ele defendeu que temas relacionados ao "direito à vida", como o aborto, e ao matrimônio fossem debatidos pelos candidatos na campanha presidencial.
Nomeado cardeal pelo papa em outubro passado, Damasceno é presidente da Celam (Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe) e já foi secretário-geral da CNBB por dois mandatos consecutivos, entre 1995 e 2003.
FESTA DO BOM PASTOR
A diocese de Irecê celebra de 12 a 14/05 o tríduo em preparação para a festa do seu padroeiro Jesus Cristo Bom Pastor no dia 15/05 com tema geral: Jesus, Bom Pastor, opção pela vida. E os temas do tríduo: 1º dia: Como Jesus, o Bom Pastor, sejamos zelosos pela vida do Planeta. 2º dia: Como Jesus, O Bom Pastor, sejamos defensores da Vida Humana. 3º dia: Como Jesus, o Bom Pastor, sejamos comprometidos com a santificação da Vida.
terça-feira, 10 de maio de 2011
PAPA PROCLAMA JOÃO PAULO II BEATO DIANTE I MILHÃO DE FIÉIS
Superando as previsões, mais de um milhão de peregrinos e fiéis vindos de várias partes do mundo lotaram neste domingo 01/05 a cidade de Roma para assistir à cerimônia de beatificação do papa João Paulo 2° na praça de São Pedro, de acordo com o porta voz do Vaticano, citando fontes da Secretaria de Segurança de Roma. Devido à pressão dos peregrinos, a polícia italiana foi obrigada a abrir as cancelas que dão acesso à praça de São Pedro quatro horas antes do previsto. Milhares de pessoas não puderam chegar ao local e tiveram que se dirigir para outras áreas da cidade de Roma, onde foram instalados telões, para acompanhar a cerimônia.
Um grupo de brasileiros do Distrito Federal chegou às quatro horas da manhã para pegar um bom lugar próximo à Praça de São Pedro. Mesmo não estando muito próximos, estavam emocionados. "Chegamos sábado no fim da tarde de Brasília. Às quatro da manha já estávamos aqui", disse à BBC Brasil João Carlos de Almeida, 54 anos, empunhando uma grande bandeira do Brasil. "A cerimônia foi maravilhosa, emocionante. João Paulo 2º foi santo em vida e mudou o mundo com sua presença."
Carisma
A presença de mais de um milhão de pessoas, num clima de grande comoção, confirma mais uma vez o grande carisma de João Paulo 2°, que foi lembrado pelo papa Bento 16 no sermão que fez durante a cerimônia. Em sua homília, o papa Bento 16 explicou que o motivo pelo qual decidiu acelerar o processo de beatificação - último estágio antes da santidade - de seu predecessor foi a grande veneração popular por João Paulo 2°.
"Passaram-se seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo 2°. Já naquele dia sentíamos pairar o perfume de sua santidade, tendo o povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. Por isso, quis que a sua causa de Beatificação pudesse, no devido respeito pelas normas da Igreja, prosseguir com discreta celeridade. E o dia chegou porque assim quis o Senhor: João Paulo 2° é Beato, por sua forte e generosa fé apostólica".
"Hoje nos nossos olhos brilha, na plena luz de Cristo ressuscitado, a amada e venerada figura de João Paulo 2. Seu nome junta-se à série de santos e beatos que ele mesmo proclamou durante os quase 27 anos de pontificado."
Delegações oficiais
A cerimônia de beatificação de João Paulo 2° foi presidida pelo papa Bento 16 e concelebrada por todo o colégio cardinalício.
Além dos peregrinos e fiéis vindos de diversos países, 87 delegações oficiais presenciaram a cerimônia. O Brasil foi representado pelo vice-presidente Michel Temer. Logo no início da cerimônia, após a leitura de uma breve biografia de João Paulo 2°, o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, pediu formalmente ao papa para inscrever o nome de seu predecessor no elenco dos beatos.
O papa leu a fórmula da beatificação. "Concedemos que o venerável servo de Deus, João Paulo 2°, papa, de agora em diante, seja chamado de beato e seja celebrado no dia 22 de outubro." Logo após a proclamação do novo Beato, um grande retrato de João Paulo 2° foi exposto na fachada da Basílica, sob os aplausos da multidão e o papa Bento 16 recebeu a relíquia que contém o sangue de Karol Wojtyla e a beijou.
Milagre
A relíquia foi entregue ao papa pela religiosa francesa Marie Simon Pierre Normand, que havia sido curada por intercessão de João Paulo 2° do mal de Parkinson. O milagre foi decisivo para a conclusão do processo de beatificação. Durante a homília, Bento 16 disse que, em seu testamento, João Paulo 2° recordou as palavras que lhe foram ditas ao ser eleito papa, pelo cardeal primaz da Polônia, Stefan Wyszynski: "A missão do novo papa será de introduzir a Igreja no terceiro Milênio".
Bento 16 disse que, no testamento, João Paulo 2° agradeceu por ter participado do Concílio Vaticano 2°, do qual disse sentir-se "devedor", e recordou também as palavras de seu predecessor em sua primeira missa solene, após ter sido eleito, em outubro de 1978. "Não tenhais medo, abri, melhor, escancarai as portas a Cristo."
"Aquilo que o papa recém-eleito pedia a todos, começou ele mesmo a fazê-lo. Abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos, econômicos, invertendo uma tendência que parecia irreversível. Ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de se dizer cristãos."
Marxismo x Cristianismo
Segundo o papa, João Paulo 2º favoreceu uma grande reflexão sobre a confrontação entre marxismo e cristianismo centrada no homem. E conquistou espaço para o cristianismo. "A sua mensagem foi esta: o homem é o caminho da Igreja e Cristo é o caminho do homem. Aquela carga de esperança que fora cedida ao marxismo e à ideologia do progresso, João Paulo 2° legitimamente reivindicou-a para o cristianismo, restituindo-lhe a fisionomia autêntica da esperança".
Enfim, Bento 16 recordou os anos de convivência com seu predecessor. Joseph Ratzinger foi prefeito da congregação para a doutrina da fé, a mais importante da Santa Sé, durante 23 anos, desde 1982 até ser eleito papa em abril de 2005. Após a cerimônia, o papa Bento 16 seguido pelos cardeais, entrou na Basílica de São Pedro, para fazer uma homenagem ao novo Beato, diante do altar central, onde foi exposto o caixão que contém os restos mortais de João Paulo 2°. O caixão ficará exposto para a veneração dos fiéis e depois será colocado de forma definitiva, na Capela de São Sebastião, do lado direito da Basílica de São Pedro, ao lado da Pietà de Michelangelo.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
VIGÍLIA PASCAL SÁBADO DE ALELUIA
SEXTA-FEIRA : PAIXÃO DE CRISTO
A sexta Feira Santa é um momento de muita Fé para os cristãos católicos.
Centenas de fiéis homens e mulheres percorreram as ruas da cidade em duas procissões: A de Senhor do Passos, cuja imagem saiu do Bairro da Capelinha e a de Nossa Senhora das Dores, onde a imagem saiu do Santuário Nossa Senhora da Graça, é a chamada Procissão do Encontro.
Na parte da tarde outra procissão A do Senhor Morto, também leva muitos fieis a meditarem no verdadeiro sentido da fé Cristã, a Morte e Ressurreição de Jesus para remissão dos pecados dos povos.
As mulheres acompanham a Imagem de Nossa Senhora das Dores.
Os homens acompanham a Imagem de Senhor do Passos.
O momento emocionante é quando a Imagem de Maria encontra a Imagem de Jesus, em frente ao Santuário.
Procissão do Senhor Morto.
Centenas de fiéis homens e mulheres percorreram as ruas da cidade em duas procissões: A de Senhor do Passos, cuja imagem saiu do Bairro da Capelinha e a de Nossa Senhora das Dores, onde a imagem saiu do Santuário Nossa Senhora da Graça, é a chamada Procissão do Encontro.
Na parte da tarde outra procissão A do Senhor Morto, também leva muitos fieis a meditarem no verdadeiro sentido da fé Cristã, a Morte e Ressurreição de Jesus para remissão dos pecados dos povos.
As mulheres acompanham a Imagem de Nossa Senhora das Dores.
Os homens acompanham a Imagem de Senhor do Passos.
O momento emocionante é quando a Imagem de Maria encontra a Imagem de Jesus, em frente ao Santuário.
Procissão do Senhor Morto.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
VIA-SACRA
Nossa via-sacra contou com a participação de todas as pastorais, grupos e movimentos da paróquia, cada grupo ficou responsavel em dramatizar uma estação, confira as fotos:
1º Estação: Jesus é condenado à morte.
2º Estação: Jesus carrega a sua cruz.
3º Estação: Jesus cai pela primeira vez.
4º Estação: Jesus encontra Maria, sua mãe.
5º Estação: Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a cruz.
6º Estação: Verônica enxuga a face de Jesus.
7º Estação: Jesus cai pela segunda vez.
8º Estação: Jesus fala às mulheres de Jerusalém.
9º Estação: Jesus cai pela terceira vez.
10º Estação: Jesus é despojado de suas vestes.
11º Estação: Jesus é pregado na cruz.
12º Estação: Jesus morre na Cruz.
13º Estação: Jesus é retirado da Cruz.
14º Estação: Jesus é sepultado.
15º Estação: A Ressurreição.
1º Estação: Jesus é condenado à morte.
2º Estação: Jesus carrega a sua cruz.
3º Estação: Jesus cai pela primeira vez.
4º Estação: Jesus encontra Maria, sua mãe.
5º Estação: Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a cruz.
6º Estação: Verônica enxuga a face de Jesus.
7º Estação: Jesus cai pela segunda vez.
8º Estação: Jesus fala às mulheres de Jerusalém.
9º Estação: Jesus cai pela terceira vez.
10º Estação: Jesus é despojado de suas vestes.
11º Estação: Jesus é pregado na cruz.
12º Estação: Jesus morre na Cruz.
13º Estação: Jesus é retirado da Cruz.
14º Estação: Jesus é sepultado.
15º Estação: A Ressurreição.
Assinar:
Postagens (Atom)