Constantes interpelações têm chegado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB a respeito de seu posicionamento em relação às eleições do próximo dia 3 de outubro.
Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, deste ano, cujo conteúdo permanece como orientação neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País.
Nessa Declaração, a CNBB, em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós.
Reafirmamos, portanto, o que diz a Declaração: “A campanha eleitoral é oportunidade para empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular.
Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas como respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.
Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.
Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro”.
Brasília, 16 de setembro de 2010
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana – MG
Presidente da CNBB
Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
terça-feira, 14 de setembro de 2010
SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA
Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)
Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.
A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos... Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.
Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria... Para todas as realidades encontramos textos apropriados.
Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.
Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!
Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:
1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;
2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos...;
3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);
4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;
5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;
6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;
7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida. Viver a Palavra!
Escrito por Frei Ildo
Fonte: http://www.catolicanet.com/
sábado, 4 de setembro de 2010
FESTA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA
NOVENÁRIO
TEMA:
A exemplo de Nossa Senhora da Graça fazer da vida uma partilha.
ABERTURA
30/08 - 1ºnoite (segunda-feira)
Sub-tema: DÍZIMO: Expressão de fé da Comunidade
Celebrante: Pe.Claúdio
Liturgia: CPP
Animação: RCC
Convidados: Motoristas, Taxistas, Moto taxistas, Polícias: Rodoviária, Civil e Militar, Unopar, Fórum. INSS, COOPAF, Correios e Telégrafos, Funcionários Públicos, IBGE.
Comunidades: Flores, Mônica, Santa Mônica, Maxixe, Icó, Brejões, Peões, Tamburil.
Padrinhos: Ivanete e Dejanira
31/08 - 2º noite (terça-feira)
Sub-tema: DÍZIMO: Sinal de Gratidão a Deus
Celebrante: Pe.José Jorge
Liturgia: Pastoral do Dízimo
Animação: Grupo Agape
Convidados: Gráficas, Hotéis e Pousadas, Bairro da Caixa D´água, Sindicatos, Escolas: Coronel Dias Coelho, Prof. Antônio Gabriel, Senhor dos Passos (Capne) e Regina Célia.
Comunidades: Barra I e II, Barreira, Palmeira, Cercado, Tareco, São Rafael, Alecrim.
Padrinhos: Adelino e Domitília / Jane e Airon Botelho
1º/09 - 3º noite (quarta-feira)
Sub-tema: DÍZIMO: sinal de partilha e doação
Celebrante: Pe.Fransuilson
Liturgia: Pastoral da Juventude
Animação: Vocal Aliança
Convidados: Escolas: Arco Íris, Adalberto Pereira, Turma da Mônica. Coelba, Embasa, Bairro da Capelinha, Rádios: Diamantinae Brilhante.
Comunidades: Queimada Nova, Malhada da Areia, Ouricuri I e II, Alívio, Boa Vista, Lagoa do Cazuza, Velame, Espinheiro I eII.
Padrinhos: Maria de Lourdes e Renato Guimarães
02/09 - 4º noite (quinta-feira)
Sub-tema: DÍZIMO: sinal de uma Igreja Comunhão
Celebrante: Pe.Clécion
Liturgia: Pastoral da Pessoa Idosa
Animação: Apostolado da Oração
Convidados: Escolas: Elizabeth, Edila Costa, Rosa Barreto. Prefeitura Municipal, Secretarias, Câmara Municipal de Vereadores, Garis, Bairro da Rodoviária, Conselho Tutelar.
Comunidades: Duas Barras, Pedra Branca, Lagoa da Serra, Boca da Mata, pau Preto, Lagoa Nova, Destoque, Santa Úrsula.
Padrinhos: Lídia Santana e Joelita / D.Nega e D.Jaci
03/09 - 5º noite (sexta-feira)
Sub-tema: DÍZIMO:sinal de participação na missão da Igreja
Celebrante: Pe.Jackson
Liturgia: RCC
Animação: Fruto das Missões
Convidados: Escolas: CEJA, Iêda Barradas, Faustiniano Lopes, Teotônio. Correio do Sertão, Associações, Contadores, EBDA, ADAB, Bairro Alto da Chapada, Filarmônicas: Minerva e Lira Morrense.
Comunidades: Fedegosos, Dias Coelho, Rosa Benta, Beira do Rio, Mira Serra, Cachoeira, Cercadinho, Grotão, Quatorze.
Padrinhos: Ana Valois e Luciana
04/09 - 6º noite (sábado)
Sub-tema: DÍZIMO: tenções e tentações
Celebrante: Pe.Gildoneto
Liturgia: Catequese
Animação: Pastoral da Juventude
Convidados: Agentes de Saúde, Hospitais:São Francisco e São Vicente de Paulo, Postos de Saúde, Dentistas, Clínicas Médicas, Bairro da Pedra Grande.
Comunidades: ACAFAM, Lagoinha, Buração, Boa Esperança, Riacho Fundo.
Padrinhos: D. Amélia e Léllia Oliveira
05/09 - 7º noite (domingo)
Sub-tema: DÍZIMO: nos educa para os verdadeiros valores do reino.
Celebrante: Pe.Jotaalas
Liturgia: Pastoral Familiar
Animação: Pastorla Familiar
Convidados: Costureiras, açougueiros, comerciantes, comerciários, pedreiros, mecânicos, carpinteiros, feirantes, bairro Vale Ouro.
Comunidades: Olhos D´Água, Gruta dos Brejões, Umburaninha, Achado, Camirim, Monte Azul, Vermelho, Jacarezinho.
Padrinhos: Neuza e Zalitéia
06/09 - 8º noite (segunda-feira)
Sub-tema: DÍZIMO: oferta, donativo e caridade.
Celebrante: Pe.Beto
Liturgia: Pastoral do Batismo
Animação: Comunidade de Ouricuri II
Convidados: Bancos: Bradesco, Brasil, Nordeste. DERBA, professores, aposentados, Centro da Cidade.
Comunidades: Catuabinha, Quixaba, Cabeceira do Brejo, Baixa do Cheiro, Guarani.
Padrinhos: Margarida Pinto e Maria Augusta
07/09 - 9º noite (terça-feira)
Sub-tema: DÍZIMO: deve está acima de tudo, isto é, de qualquer outra campanha ou apadrinhamento.
Celebrante: Pe. Wagner
Liturgia: Mãe Rainha
Animação: RCC
Convidados: Escolas: Reinaldo Moreira, Chave do Saber, ABC, Jubilino Cunegundes, Nossa Senhora da Graça. Álvaro Cohim, Creches:Tia Lilia, Tio Lauro. PETI, Bairro Paxola.
Comunidades: Angelim, Ponta D´água, santa Cruz, Ventura, Veredinha, Capão do Pinto.
Padrinhos: Arquildo Novais e Esposa, José Nery e Durvalina
08/09 - (quarta-feira)
FESTA NOSSA SENHORA DA GRAÇA
05:00hs: Alvorada
10:00hs: Missa Solene
Liturgia: Encarregados da Festa
Animação: Grupo Nossa Senhora da Graça
Celebrante: Pe. Jotaalas
14:00hs: Batizados
16:00hs: Esmolas - Procissão
19:30hs: Missa Comunitária com Mutirão de Casamento
Liturgia: Pastoral Familiar
Animação: Pastoral Familiar
20:30ha: Leilões
Assinar:
Postagens (Atom)